Campeonato Brasileiro em Pesqueiros: Paraná recebe a próxima etapa da competição
Pela primeira vez a competição ocorre no estado
O Valle Verde Pesca e Lazer, que fica em Mandirituba, no Paraná recebe no próximo sábado e domingo, dias 7 e 8, as duas etapas paranaenses do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros (CBP). A competição ocorre, ao todo, em seis estados: além de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já ocorreram, e da etapa paranaense que ocorre agora, tem também São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Cada estado recebe provas classificatórias para a grande final, que acontece dia 28 de março do ano que vem, em Itu, São Paulo. A dupla vencedora da final do campeonato leva para casa R$ 100 mil reais em dinheiro e mais um troféu digno de um grande campeão.
O Campeonato Paranaense possui duas etapas e, em cada uma, se classifica três duplas para a final em São Paulo: as duas duplas que obtiverem a maior quantidade de quilos em cada etapa e a dupla que capturar o maior peixe. Cabe ressaltar, se o maior peixe estiver entre as duas primeiras, a vaga irá para os terceiros colocados. Por fim, a dupla que somar a maior pesagem entre os dois dias de competição se consagra a campeã paranaense.
Os competidores serão dispostos em raias em um lago de mais de 4 mil metros quadrados. A cada uma hora e meia, as duplas giram em torno do lago e trocam de raias para pescar em locais diferentes do lago e, assim, dar igualdade de condições.
A pescadora Karina Miyayaciki, que participa pela segunda vez do campeonato ao lado de seu marido, Mauro, é de São Paulo e se inscreveu para a etapa paranaense para aumentar a experiência. “Desta vez nos inscrevemos em estados vizinhos com intuito de conhecer os novos pesqueiros e aproveitamos para aumentar as chances de chegarmos a final. Treinamos um pouco e esperamos que seja o suficiente para conquistarmos uma vaga. A expectativa está muito grande por ser a primeira vez que estaremos pescando fora de São Paulo”, conta.
Fabio Mori, biólogo e comentarista do Campeonato, dá dicas para os competidores sobre os peixes do lago. “A arena do Paraná tem mais de dez toneladas de peixes, sendo que a espécie que domina é a carpa cabeçuda. Há também cerca de duas toneladas de peixes redondos, que prometem ação nos dias de competição”, conclui.
Além de ser transmitido na Fish TV a etapa catarinense terá transmissão ao vivo na TV Paraná Turismo nos dois dias de competição. Então, fica ligado: no próximo sábado e domingo, você pode acompanhar, a partir das 15h30 de ambos os dias, as etapas paranaenses do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros, tanto na Fish TV quanto na TV Paraná Turismo, canal 9. Não perde!